20.3.13

Mudando de rumo


Alfred Nobel
O post de hoje é sobre a necessidade de analisar a nossa vida e se preciso for, mudar de caminho. Como exemplo temos o ilustre Alfred Nobel:

Para um prêmio considerado o mais prestigiado do mundo, o Nobel teve um início pouco auspicioso e surpreendente. Fundado sob a vontade de Alfred Bernhard Nobel (1833-1896), fabricante de munições do século 19, era muito mais uma tentativa de resgatar a reputação de seu fundador - mais conhecido em sua época como o inventor da dinamite – do que de atribuir as realizações dos seus destinatários. Nobel, um pacifista que gostava de escrever poesia, tinha a intenção de que o explosivo fosse utilizado principalmente para fins pacíficos e se assustou quando se tornou em poderoso instrumento de guerra. Em 1888, um jornal francês – confundindo a morte do irmão de Alfred com o mesmo - publicou seu obituário sob o título de "Le marchand de la mort est mort" (o mercador da morte está morto). Chocado com o que lia e reconhecendo a necessidade de limpar o seu nome e o de sua família, Nobel começou a pensar no que poderia ser feito para que sua memória não ficasse maculada por algo tão negativo. Afinal quem gostaria de ter sua reputação manchada? Até então Nobel, que tinha trabalhado intensamente durante toda a sua vida e não gastava muito tempo com a vida pessoal ou outras coisas que não se referissem ao trabalho, decidiu que teria que dar um novo rumo a sua vida.
A leitura desagradável e antecipada do seu obituário despertou nele o desejo de mudar seu conteúdo. Daí sua decisão de premiar aqueles que, no futuro, servissem ao bem da Humanidade nos campos da física, química, fisiologia ou medicina, literatura e paz. Alfred Nobel destinou uma herança de 32 milhões de coroas e determinou a criação de uma instituição que a seria responsável pela premiação. Hoje ele é lembrado, mas pela busca da paz do que pela dinamite.
Que lição podemos tirar da vida deste homem?
Em certas alturas da nossa vida, é necessário que a gente pare e pense sobre a vida que levamos e independente do caminho percorrido, tomemos a consciência da urgência de mudar caso seja preciso. A questão é que ainda dá tempo. Se você ainda não morreu e você está descontente com a retrospectiva do percurso percorrido e minuciosamente analisou a necessidade de alterá-lo, faça isso como Alfred Nobel fez. Ele que tinha a marca da guerra e destruição na sua vida, se decidiu por uma mudança de atitude, deixando um legado que fala da paz. 
É através da observação que podemos partir para a mudança...

Já se auto analisou? Como você é conhecido ou o que você é? Se te chamam de uma forma negativa, ou se você tem uma má fama devido aos seus maus atos, isso não significa que você tenha que viver para sempre com tal estigma.  O problema é que pode ser muito difícil fazer isso. Então, existe uma certa pessoa, maravilhosa e cheia de misericórdia que pode te ajudar a mudar o rumo da sua vida e do seu legado: Jesus.
Lembra da mulher no evangelho de João 8:3-11? Aquela da história que quase todo mundo conhece que tem a expressão "atire a primeira pedra"...

A mulher reconhecidamente adúltera e condenada por todos, a partir daquele momento tomou uma atitude, mudou de vida e de história. Jesus não a condenou, Ele a perdoou e dali em diante ela, em Jesus, com Jesus, tratou de mudar o que pensariam dela e o que ficaria dela na memória de todos.
Você pode mudar, não se conforme com o que supostamente você é. Com a atitude certa o seu legado para o próximo será positivamente memorável.


Referências (acesso em 11/03/2013):
http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,998209,00.html
http://educacao.uol.com.br/biografias/alfred-nobel.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfred_Nobel

#Godblessyou

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, leio todos, mas talvez possa não responder, mas saiba que ele é muito importante para mim! Seja educado e não se esqueça das regrinhas...
Os comentários são moderados. Grata.

Home
© Até o Paraíso - 2013. Todos os direitos reservados. Modelo Travel. Modificado por: Fernanda Rocha. Tecnologia do Blogger.