14.9.13

Bollywood, alteridade e eu

legenda 2 Imagem via Flickr por Skip The Budgie Sob uma licença CC em 14/09/2013

No 1º período de faculdade, uma das disciplinas era Antropologia. E dentre várias coisas, uma das que eu mais guardei das aulas foi o conceito de alteridade.
Bem, alteridade é (de acordo com a Wikipedia): a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o homem (...) interage e interdepende do outro.(...) a existência do "eu-individual" só é permitida mediante um contato com o outro. De acordo com "O estabelecimento de uma relação de paz com os diferentes. Outra definição melhor ainda de Ermance Dufaux: "A capacidade de conviver bem com a diferença da qual o outro é portador".
Mas, por que estou falando disso mesmo?
Dia desses, fui ajudar a minha mãe, professora de geografia, a montar uma aula sobre a Ásia e ela me pediu para procurar uns vídeos no Youtube para passar para os alunos dela. Em um dos vídeos a trilha sonora era indiana. Assim que eu ouvi pensei: -Nossa, até que música é legal! Procurei na Internet e achei um vídeo legendado. Resultado: o tempo em que eu fiquei no PC eu permaneci escutando a música e/ou vendo o vídeo que para minha surpresa achei divertidíssimo, sem falar na letra que eu gostei para caramba também. Agora, voltando para a alteridade: Confesso que antes eu não via com bons olhos essa coisa de Bollywood - cinema indiano. Eu achava que devia ser muito chato e nada no mundo poderia me fazer gostar de filmes atolados de música e atores "sassaricando" para lá e para cá em uma tela colorida. Eu simplificava demais. Não lidava bem com esse tipo de diferença. E o pior é que eu nunca tinha parado para prestar atenção. É incrível a capacidade humana para julgar. É claro que com certeza existem filmes Bollywoodianos (?) que não condizem com meu gosto. Mas isso não acontece também com Hollywood e os filmes brasileiros?
Então aqui estou eu, tentando conviver bem com a diferença dos filmes e cenas musicais de Bollywood... Não posso dizer que sou fã, mas gostar de um em 1.000.000, já abre brecha para fazer pensar que não é bem assim como eu pensava, é no mínimo, muito animado! rsrs
A cena musical a qual me refiro você encontra aqui. O filme é o Salaam-e-ishq: Saudações ao amor de 2007. Para mais informações clique aqui. A letra da música e tradução você pode ler aqui.


OBS: O "noivo" foi o que eu mais gostei. As caras e bocas que ele faz... haha

#Godblessyou

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, leio todos, mas talvez possa não responder, mas saiba que ele é muito importante para mim! Seja educado e não se esqueça das regrinhas...
Os comentários são moderados. Grata.

Home
© Até o Paraíso - 2013. Todos os direitos reservados. Modelo Travel. Modificado por: Fernanda Rocha. Tecnologia do Blogger.