12.6.13

Fotografar: A paranoia

Vondelpark, Amsterdam, The Netherlands - por Claudia Regina. Imagem via Flickr¹

Olá meu povo!
Hoje acordei com vontade de postar e o tema de hoje é um que adoro: fotografia. Mas, calminha.. Não vou abordar técnicas, inspiração ou nomes técnicos, até porque eu não tenho gabarito algum para isso... mas nem por isso deixa de ser importante. Já falei aqui sobre os malefícios da obsessão pela tecnologia. Hoje o post é sobre a fixação extrema em fotografar.

Tenho certeza que qualquer um que já  tenha pesquisado na internet sobre fotografia já deve ter ouvido falar no site Dicas de fotografia. Bem, a Claudia Regina, além de ser fotógrafa e autora deste site, também faz palestras e workshops sobre a arte de fotografar. Uma dessas palestras, de acordo com a página do Facebook, se entitula 'Fotografe menos'. Como assim? Uma fotógrafa dizendo que devemos fotografar menos? Isso ela mesma explica:
Estamos passando cada dia mais tempo fotografando, e menos tempo vivendo. A fotografia não vai te trazer de volta a sua avózinha. Ao invés de perder tempo fotografando, use este tempo para rir e conversar com ela. Se você precisa de centenas de fotos para lembrar da sua avózinha, é porque ela não era tão importante assim. A sua memória é o melhor filtro do que é importante.
Fico chocada quando pais me dizem que já têm milhares de fotos de seus bebês de 3 meses. Fico chocada pois foram milhares de segundos tentando registrar o sorrisinho perfeito. E foram milhares de segundos que eles deixaram de viver o sorrisinho perfeito com seus bebês.
Fico chocada com quem volta com mil fotos das férias em Paris. Fazemos as fotos pois o momento vai logo acabar... Ao invés de aproveitar o momento pois ele vai logo acabar. Ao fazer mil fotos que ninguém vai ver você deixou de aproveitar mil segundos de Paris.
Não seja o chato que interrompe os momentos felizes para registrá-los.
Por Claudia Regina In: http://mcaf.ee/xi8fu Acesso em: 12/06/2013.

Tenho certeza que a palestra vai muito além do já exposto, mas a grosso modo creio que a Claudia compartilha de uma mesma opinião que eu: a de que as pessoas perdem tanto tempo procurando a pose, o clique perfeito que acabam deixando de realmente desfrutar desses momentos. E o pior é que às vezes beira o ridículo. Canso de ver na linha do tempo no Facebook, gente que tira 30 fotos por dia com o mesmo amigo/colega/conhecido, mesma comida de ontem, mesma duck face na frente do espelho do banheiro com a tampa da privada aberta
Entenda bem: Não sou contra a registrar momentos interessantes de um lugar especial ou emocionantes com quem você ama. Só estou afirmando que ás vezes esse hábito vira paranoia e quem perde com isso é você que deixou de morrer de rir de algo engraçado, por exemplo, porque parou para pegar o celular para tirar uma foto pela 100ª vez no dia. Por que não tentar algo mais raro, especial e criativo? Nisso existem várias páginas na internet que podem te ajudar e inspirar, inclusive a supracitada Dicas de Fotografia. Reflitam. confesso que eu quase caí nessa armadilha, mas percebi a tempo.
Até a próxima!

Para descontrair, uma tirinha que trata do tema do post com humor:

Imagem via www

¹OBS: A imagem que ilustra o post está licenciada sob uma licença Creative Commons.
#Godblessyou

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, leio todos, mas talvez possa não responder, mas saiba que ele é muito importante para mim! Seja educado e não se esqueça das regrinhas...
Os comentários são moderados. Grata.

Home
© Até o Paraíso - 2013. Todos os direitos reservados. Modelo Travel. Modificado por: Fernanda Rocha. Tecnologia do Blogger.