18.6.13

Sobre as manifestações de jun/2013

Manifestante sustenta bandeira em protesto que ganhou as ruas do Rio, do país e as redes sociais¹
Por Tomaz Silva/ABr
Ontem (19/06/2013)  foi uma multidão às ruas protestar, nem sei ao certo o número de pessoas, mas foi muuuuuiita gente mesmo. Contra o preço alto das passagens, contra corrupção, contra altos gastos na Copa, contra o descaso com a educação e a saúde pública. E ainda tem gente no Facebook - Eu vi! - que acha tudo uma grande palhaçada. Bom, em resposta a estas pessoas, deixo um texto que minha irmã postou na rede social que vem bem a calhar:
Toda opinião é válida, mas acredito que mude. Mudou em Quilombo dos Palmares, na Inconfidência Mineira, na Revolução Pernambucana, Revolta de Canudos, Chibata, na Revolução Paulista, Revolução de 32, Guerrilha do Araguaia contra a ditadura, o movimento estudantil dos anos 70/80, as lutas da UNE e da ALN, o Impeachment de Collor e os caras pintadas. O Brasil é feito de lutas populares e pressão as mesmas, desde sempre. Pode ser que não haja uma mudança definitiva, mas não dá para ficar em silêncio. Se no passado, o povo acabou com uma ditadura de mais de 21 anos, sem direito a se manifestar, transitar e se reunir, porque não iria conseguir acabar com uma democracia corrupta, tendo o aparato de todos esses direitos? Não é preciso que todos estejam a favor, mas dizer que é palhaçada é jogar fora todas as histórias de luta. Tem muito baderneiro sem causa, que só está a fim de quebrar tudo. Mas esses não podem ser o foco.O foco, definitivamente, não está em 0,20 centavos, mas sim no caos da explanada dos ministérios. Por Raquel Rodrigues - Facebook

Abaixo, imagens da manifestação em várias cidades:

Em Brasília, os manifestantes conseguiram subir na marquise superior do Congresso Nacional ¹
Por Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
Protesto contra aumento da tarifa de ônibus em SP¹ - por Mídia NINJA
Manifestantes ocupam ruas da capital mineira¹ - por Aline Rodrigues/Facebook

Multidão no Rio de Janeiro - Autor desconhecido - Foto compartilhada no Facebook²
Panorama geral - Autor desconhecido - Retirado daqui²

OBS: Minha irmã é demais, né?

¹As quatro primeiras imagens estão sob uma licença Creative commons BY 3.0 
Referência das fotos: http://www.ebc.com.br/cidadania/2013/06/manifestacoes-confira-galeria-de-fotos-dos-protestos-pelo-brasil.
²A duas últimas imagens se tornaram virais da internet e circularam por todas as redes sociais. Se você for o autor, por favor avise.

#Godblessyou

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, leio todos, mas talvez possa não responder, mas saiba que ele é muito importante para mim! Seja educado e não se esqueça das regrinhas...
Os comentários são moderados. Grata.

Home
© Até o Paraíso - 2013. Todos os direitos reservados. Modelo Travel. Modificado por: Fernanda Rocha. Tecnologia do Blogger.