6.3.13

Reflexão sobre a tecnologia

Via Flickr - ian_d - sob licença CC em 31/07/2013

Hoje postarei um texto com minhas humildes reflexões sobre a tecnologia atual e alguns de seus reflexos no nosso dia a dia.

A nova tecnologia iniciou um tempo de grandes transformações na sociedade atual e o seu raio de ação se amplia a cada dia. As inovações se sobrepõem umas as outras e no decorrer do processo o seu uso se torna cada vez mais inevitável, englobando dos aspectos mais ordinários aos complexos do cotidiano.
O isolamento da nova tecnologia é praticamente impossível visto que afeta vários campos da vida humana e não se pode negar o lado positivo deste fato. O que antes se resolveria em filas e burocracia pode-se solucionar com um clique e o tempo gasto com deslocamento e comunicação diminuiu de forma considerável. Qualquer pessoa com um telefone celular, utilizando a internet sem fio de um local público pode conseguir informações de qualquer parte do mundo. Deveras, as facilidades são múltiplas!
Apesar de todos os pontos positivos é preciso tomar cuidado com o exagero no uso da nova tecnologia, principalmente no que se refere ao âmbito social. Ao mesmo tempo que facilita conexões entre pessoas de diferentes países, colabora com o isolamento físico no seio familiar, na escola e entre amigos. O excesso de foco no mundo digital tira a atenção do ser humano do mundo real. Familiares não se conhecem mais, possuem vidas paralelas e se importam mais com o computador do que com o próximo. A raça humana reconhecidamente social, tem se isolado.
Outra questão é que o fácil acesso gera um bombardeio de informação que não gera conhecimento profundo das coisas, somente um excesso de fatos superficiais que não geram reflexões, e estas quando por acaso ocorrem são logo esquecidas pelo mais novo acontecimento incrível. Enquanto se digere um fato, outro já se sobrepõe, não havendo absorção nem conclusão.
Observa-se que apesar de todos os lados positivos, faz-se necessário a busca pelo equilíbrio no uso da nova tecnologia, pois como visto muitos aspectos são um regresso para a humanidade como os já citados isolamento social e saber superficial. Deve-se reconhecer a hora de desconectar, pois o ser humano deve dominar a máquina e não o contrário.


#Godblessyou

2 comentários:

  1. Olá Fernanda!
    Eu concordo com voce. Eu sempre comento isso com meus pais, inclusive. A tecnologia as vezes nao parece ser mais uma aliada, aos poucos ela esta afastando o sentido de familia, de estar todos juntos, conversarem sobre suas vidas, pensamentos, acontecimentos.
    Eu adoro ficar no pc, mas fora isso quase nao vejo tv, e nao sei nem pra que serve Iphone kkkk nem faço mta questao de saber. Acho que e td mto facil, mas nada tao util que nao possa ser feito no computador, ou assistido na tv!
    Vc escreve super bem! Adorei o texto.
    Estou seguindo aqui ^^
    Beijinhus e mto obrigada pelos comentarios no blog ♥
    http://honey-pixel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Às vezes tão conectados na web, mas tão desconectados da vida...

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, leio todos, mas talvez possa não responder, mas saiba que ele é muito importante para mim! Seja educado e não se esqueça das regrinhas...
Os comentários são moderados. Grata.

Home
© Até o Paraíso - 2013. Todos os direitos reservados. Modelo Travel. Modificado por: Fernanda Rocha. Tecnologia do Blogger.